top of page

Proteção UV: cuidado contínuo com seus olhos

A cada estação aparece um modelo de óculos que conquista um lugar especial nos looks não é mesmo? E muita gente prefere pagar aquele precinho mais camarada na hora de garantir a sensação do momento, mas já parou pra pensar no quanto o barato pode sair caro?

As cores e o modelo são fatores que influenciam na escolha dos óculos, mas são o que menos importam quando o assunto é proteção! Os fatores de proteção dos óculos solares servem para diminuir a quantidade de radiação que penetra nos tecidos oculares, que causam danos durante os anos.

Os raios ultravioletas (UV) fazem parte do conjunto das radiações solares e que são essenciais para preservação do calor e da vida na Terra. Por conta do aquecimento global e dos buracos na camada de ozônio, estamos cada vez mais expostos a essa radiação, ocasionando desde queimaduras até o câncer de pele. Os raios ultravioletas se subdividem em três: UVA, UVB e UVC (que é totalmente filtrado pela camada de ozônio).

UVA São os raios de maior amplitude e os mais nocivos porque alcançam as camadas mais profundas dos tecidos corporais e estão presentes praticamente na mesma quantidade, tanto no verão, quanto no inverno, e são responsáveis pelos danos celulares mais graves.

UVB São os que causam mais queimaduras através do sol, se apresentam em maior quantidade no verão. Ocasionam o envelhecimento precoce da pele.

UVC São os raios filtrados totalmente pela camada de ozônio, absorvidos pelo oxigênio e o ozônio da atmosfera, não chegando até a superfície da Terra. Essa radiação é penetrante e danosa, por isso é importante proteger a camada de ozônio.

Consequências da falta de proteção nas lentes Usar óculos solares sem proteção contra os raios UV, causa o envelhecimento dos tecidos oculares, alterações de estruturas mais anteriores do olho, como catarata, e também alterações da retina. Os fatores de proteção solar dos óculos de sol originais e de qualidade ajudam a reduzir a quantidade e intensidade de radiação que penetra nos olhos.

Lembrando que os efeitos da radiação UV são cumulativos, isto é, quanto mais os olhos são expostos aos raios UV, maiores serão os riscos de desenvolver uma doença com o passar dos anos. É comum a gente se preocupar com as radiações solares apenas na época do verão, mas elas estão ativas durante todo o ano e o cuidado é sempre bem vindo! Como proteger seus olhos • Use um filtro UV que evita que os raios mais nocivos penetrem em seus olhos. Os óculos e as lentes de contato podem ter uma proteção UV incorporada. • Os óculos de sol também não conseguem bloquear todos os raios ultravioletas, pois a luz solar pode atingir os olhos pelas laterais dos óculos. • Escolha lentes grandes que fiquem próximas dos olhos. Para evitar que a luz solar passe pelos lados dos óculos, use modelos de formato envolvente. • Os óculos de sol sem proteção contra os raios UVA e UVB – podem causar mais danos aos olhos do que se você não usá-los; as lentes escuras dilatam as pupilas dos olhos, deixando entrar mais raios que vão prejudicar a retina e o cristalino dos olhos. • Pesquisas recentes demonstraram que os olhos estão em maior risco no meio da manhã e no final da tarde, portanto certifique-se de que seus olhos estejam protegidos o tempo todo. • Uma nutrição adequada pode também ajudar a proteger seus olhos. A Luteína, que se encontra em alimentos tais como repolho, espinafre, brócolis e muitas frutas e legumes amarelos ou alaranjados atua como antioxidante para a proteção das células.

• Para quem passa a maior parte do tempo ao ar livre, a exposição aos raios UV pode levar ao surgimento do pterígio (tecido que cresce sobre a córnea e obstrui a visão) e da ceratite, que é uma inflamação da córnea. Um chapéu de abas largas é útil, mas não é suficiente para evitar a exposição de risco. Pirataria A Associação Brasileira de Produtos e Equipamentos Ópticos (Abiótica) alerta para o perigo dos óculos falsificados; com pouco dinheiro o consumidor se vê atraído por falsificações de diversas grifes que chegam ao Brasil com preço até 90% menores. Preço não é indicador de qualidade. Os óculos falsificados chegam bem mais baratos ao mercado justamente por não possuírem tecnologia capaz de filtrar os raios UV, já que eles não contam com lentes apropriadas.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page