Please reload

Posts Recentes

Óticas Kika recebe o presidente da Hoya Brasil em Juiz de Fora

June 25, 2020

1/9
Please reload

Posts Em Destaque

Além do visual: a importância dos óculos na TV e no cinema

February 5, 2018

Já parou pra pensar porquê Clark Kent fica irreconhecível na redação do Planeta Diário? Porque um óculos faz tanta diferença? Eu não sei você, mas durante algum tempo fiquei pensando: é só um óculos galera, esse cara é o Superman! E é aí que chegamos ao ponto chave de hoje! No cinema e na TV, os óculos vão além de um simples acessório de figurino, eles caracterizam os personagens e mais; apontam sua personalidade, sendo assim, hoje nós vamos ver alguns personagens que são marcados pelo uso do óculos!

 

Clark Kent, também chamado de Kalel e mais conhecido como Superman, usa óculos de grau para trabalhar como jornalista ao lado do seu par romântico, Lois Lane e manter seu disfarce. Para isso até o penteado do personagem é modificado. Contudo o uso dos óculos, assim como nos antigos estereótipos, dão ao Clark a imagem de um homem inteligente o que enquanto jornalista é algo importante para o personagem.

Ainda falando sobre super heróis, Tony Stark, o Homem de Ferro, tem muito de seu intérprete quando o quesito é figurino. Robert Downey Jr. raramente é visto sem óculos, o ator possui os modelos mais estilosos e por isso seu personagem reforça sua irreverência utilizando óculos super diferentes nos filmes.

Integrante de uma subespécie do Homem classificada como mutante (seres que nascem com habilidades sobre humanas),  Scott Summers, o Cyclop dos X-men, emite poderosos feixes de energia através dos olhos. Sem o uso de óculos especiais o personagem é incapaz de controlar sua habilidade mutante, por isso Scott foi visto sem seus óculos poucas vezes nas telonas.

Velma Dace Dinkley é a personagem geek do clássico Scooby Doo, ela é a responsável por decifrar pistas e resolver a maior parte dos mistérios que a turma se propõe a resolver. Velma tem miopia e por isso quase não enxerga sem seus óculos "fundo de garrafa". Nos piores momentos da trama a personagem acaba perdendo acidentalmente seus óculos a tornando um alvo fácil para os monstros do filme.

Eis aqui um clássico quando falamos de óculos no cinema! Tom Cruise abalou milhares de corações ao redor do planeta utilizando o aclamado Ray-Ban Aviador em "Top Gun Ases Indomáveis". O modelo Aviador foi desenvolvido especialmente para os pilotos da força aérea americana (leia mais) e não pode ficar de fora do clássico filme dos anos 80.

"Matrix" também é um clássico na história do cinema que ditou tendências para todos os filmes que vieram mais tarde. Os óculos escuros são usados por quase todo o elenco e cada personagem possui um modelo que se adequa melhor com o formato do rosto.

Em "Se beber, não case", o desajeitado personagem de Zack Galifianakis, Alan, dá ao bebê Carlos (encontrado pelos personagens durante a trama) seus óculos escuros e 2 filmes, em "Se beber, não case 3" mais tarde os personagens se reencontram fazendo referência ao primeiro filme da franquia.

A personagem Linda Martin, interpretada por Rachael Harris na série "Lúcifer", é marcada pelo uso dos óculos de grau reforçando as características da personagem: uma mulher culta e bem sucedida como terapeuta na cidade de Los Angeles. No caso dos óculos de grau, é sempre bom lembrar que tanto na TV quanto no cinema, eles são utilizados com a finalidade de reforçar características além do visual, mas também de personalidade. Principalmente quando a ideia é realçar a inteligência do personagem em questão.

Para finalizar com chave de ouro, não podemos esquecer dos agentes J e K da franquia "MIB - Os homens de preto". A dupla de agentes secretos usa os óculos escuros para se proteger enquanto apagam a memória das testemunhas de incidentes alienígenas.

A lista de personagens importantes nas tramas da TV e do cinema que são marcados pelo uso de óculos é extensa, o fato é que a importância desse acessório vai além do figurino!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Procurar por tags