top of page

De olho na saúde ocular infantil


Durante a infância, os olhos merecem atenção redobrada, já que estão em desenvolvimento e por isso devem receber os estímulos adequados para sua formação completa. Cabe aos pais ficarem atentos a quaisquer sinais de dificuldade que os filhos demonstrem ao enxergar em cada etapa do crescimento.

Antes que a criança complete o primeiro ano de vida, levá-la ao oftalmologista é uma maneira de prevenir a cegueira infantil e desenvolver uma visão de qualidade! Mas pode ser que, a princípio, eles não gostem muito da ideia:

Antes de chegar na alfabetização, é importante fazer novo check-up ocular, já que nesta fase o olho humano completa o desenvolvimento funcional definitivo que ocorre até os sete anos de idade. Nesta fase, uma doença que pode interferir é a miopia, na qual a criança apresenta dificuldade para enxergar a distância. Isso se deve ao fato da córnea ser mais encurvada e o olho mais cumprido que o normal, fazendo com que os raios luminosos não consigam focalizar na retina e acabem formando a imagem antes de alcançá-la, deixando-a menor e menos nítida.

Considerada um erro de refração, a miopia normalmente aparece entre os 08 e os 14 anos, sendo diretamente ligada ao baixo rendimento escolar e gerando desinteresse e comprometimento do aprendizado. Entre os sintomas estão a visão turva para objetos distantes, franzir as sobrancelhas e apertar os olhos com frequência, além de dores de cabeça.

Para que os pequenos não sejam prejudicados pela miopia, é necessário que todos estejam atentos aos comportamentos da criança: "Além dos pais ou responsáveis, os professores também devem ficar alertas: a falta de interesse, dificuldade no aprendizado e confusão para realizar tarefas simples podem indicar um problema de visão." afirma o Dr. Fabio Pimenta de Moraes, especialista em oftalmopediatria e estrabismo do Hospital de Olhos Paulista.

Um levantamento do Conselho Brasileiro de Oftalmologia constatou que 20% das crianças em idade escolar apresentam distúrbios oftalmológicos por conta dos erros refrativos, como miopia, hipermetropia e astigmatismo. Destes, 5% têm redução grave de acuidade visual, equivalente a menos de 50% da visão normal.

O último estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra que 80% dos casos de deficiência visual no mundo poderiam ser evitados quando diagnosticados precocemente. A OMS responsabiliza os erros refrativos não corrigidos por 53% dos casos de comprometimento da visão a nível mundial e estima que 12 milhões de crianças precisam de correção óptica.

O check-up é uma avaliação que funciona como prevenção a doenças oculares. Exames como fundo de olho e aferição da pressão ocular analisam as condições visuais e identificam possíveis doenças, por isso fique sempre atento aos sintomas e procure um oftalmologista!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page