Esporte e tecnologia Oakley na Óticas Kika
Utilizando tecnologia de ponta aliada a uma linha de design futurista, a Oakley ganhou destaque com seus desenhos diferenciados e tornou-se uma das marcas mais cobiçadas do planeta, principalmente no mundo dos esportes.
A história
Em 1975, na cidade de Los Angeles (Califórnia - EUA), Jim Jannard com um investimento de U$300 criou a Oakley na garagem de sua casa num laboratório improvisado. Inicialmente, Jannard vendia em eventos de motocross um produto que ele mesmo desenvolveu chamado de "The Oakley Grip" que eram capas de revestimento para as extremidades do guidão das motocicletas que não escorregavam das mãos dos pilotos quando em contato com água ou suor. Por ser uma espécie de borracha hidrofílica, o Unobitanium proporcionava adesão perfeita, permitindo executar manobras com muito mais segurança e precisão e por isso o material é usado até hoje nos óculos da Oakley, principalmente no suporte do nariz.
Tempo depois, Jim percebeu que vender somente borrachas para guidões não trazia tanto sucesso e então, em 1980, Jannard lançou o óculos O-Frame FX. Ele queria que os óculos pudessem ser utilizados nas pistas e trouxessem, além de qualidade ótica, resistência a impactos e proteção contra os raios solares. Entretanto, o lançamento não teve sucesso e foi extinto tempos depois.
Em 1984 a Oakley lançou o primeiro óculos de performance esportiva chamado Eyeshade, feito de acetato com lentes removíveis. Esse modelo foi popularizado pelo ciclista de estrada norte-americano Greg LeMond e outros ciclistas profissionais. Sendo assim, os óculos da marca ganharam boa reputação por conta da alta qualidade e estilo único, tornando a Oakley conhecida, não somente nos Estados Unidos, mas também em outros países do mundo.
A partir de então, a marca californiana começou a produzir novos modelos de óculos de sol e lançou também a linha lifestyle. Desde 2000, a grife desenvolve linhas de roupas e acessórios que converteram a Oakley em um estilo de vida.
A tecnologia
Atualmente, a empresa utiliza desde materiais como Titânio, Magnésio, Acetato, até Kevlar (fibra sintética de para-aramida conhecida pela resistência e leveza, chega a ser sete vezes mais resistente que o aço) na confecção de seus óculos.
As lentes Oakley são testadas em circunstâncias extremas para garantir proteção contra impactos em alta velocidade e de alta massa que nenhuma outra lente oferece. Em 2017, o ciclista americano Jamie Maidment sofreu um acidente enquanto competia no Hog Hill. Ele bateu o rosto e publicou em sua conta no Twitter que os óculos que usava no momento do acidente agravaram a situação. O ciclista explicou que por ter medo de “estragar” os óculos originais, ele preferiu pedalar usando uma réplica da Oakley que quase o deixou cego, já que o óculos quebrou ainda em seu rosto no momento do impacto.
As lentes Oakley Prizm ajustam o contraste das cores de acordo com a necessidade de cada ambiente e esporte, óculos de sol com lentes comuns tendem a ser escuras e opacas, mas com as lentes Prizm a visão se torna mais definida com cores vivas e vibrantes.
O Oakley Radarlock é o óculos usado pela maioria dos ciclistas e triatletas profissionais, como Mark Cavendish e Igor Amorelli. A linha Radarlock possui a tecnologia que permite a rápida e fácil troca das lentes, com isso é possível adaptar sua visão aos diferentes ambientes e intensidades de luz, inclusive de baixo de uso onde é recomendado uso de lentes mais claras, como transparente, amarela ou laranja. Um detalhe interessante são as aberturas integradas nas lentes que canalizam o fluxo de ar e assim as lentes não ficam embaçadas.
O produtos e tecnologias Oakley não só oferecem qualidade e performance inigualável, mas também redefinem completamente a categoria. Em entrevista a revista Isto é, o ex presidente da Oakley, Colin Baden, fala sobre os investimentos em tecnologia e sobre as mais de 600 patentes da marca: "Elas vão desde proteção para lentes de óculos até peças específicas da haste. Algumas patentes são usadas em vários produtos; outras foram criadas para apenas um. Não damos espaço para a concorrência, patenteamos tudo. Assim nenhum produto será igual ao nosso", completa Colin.
"Se é bonito, legal, mas se, além disso, é o mais eficiente, então a empresa ganha." - Colin Baden
A Oakley busca ir além em precisão, dedicação e criatividade para servir atletas mundiais e consumidores das linhas lifestyle. Parte do segredo da marca é o Plutonite, material de lentes durável e opticamente puro e por isso a grife entrega os melhores produtos de performance.